Ciclo de Debates

O QUE É?

Após a reunião aberta da Subcomissão de Reforma da Grade e Projeto Político-Pedagógico, foi possível constatar, por meio de detalhado diagnóstico, os vícios presentes em nossa grade atual. Feito a análise do que temos, chegamos, então, no momento crucial de discussão das diretrizes que farão parte do nosso Projeto Político-Pedagógico (PPP).

A fim de tornar a discussão da construção do novo Projeto Político-Pedagógico a mais ampla e democrática possível, a Representação Discente promoverá um Ciclo de Debates com oito encontros para discutir os principais pontos que fazem parte da estruturação do PPP.

A cada reunião, a RD se compromete a fazer uma ata que será amplamente divulgada aos estudantes com o resumo da discussão, bem como com os encaminhamentos tirados em cada encontro. Ao fim do Ciclo de Debates, será feito um documento com a compilação de todas as atas, que poderá ser protocolado junto à Comissão de Graduação e Congregação, e servirá de instrumento político de pressão para que seja aprovada a nova Matriz Curricular e Projeto Político-Pedagógico, mostrando a movimentação e a voz dos estudantes acerca do tema.

Importante frisar que a Subcomissão Oficial de Reforma da Grade e PPP conta com dois representantes que estarão presentes em todo o processo do Ciclo de Debates e serão responsáveis em levar as demandas dos estudantes à tais reuniões, dialogando para dar coesão às discussões sobre o ensino na nossa Faculdade. Além disso, as reuniões abertas dessa Subcomissão oficial ocorrerão normalmente, de forma paralela ao Ciclo de Debates, já que este será realizado entre os estudantes, enquanto que as reuniões abertas da Subcomissão são compostas também pelos membros Docentes.

ESTRUTURA

O objetivo do Ciclo de Debates, conforme citado anteriormente, será a de realizar, de forma efetiva, um amplo debate sobre os principais pontos que compõe o Projeto Político-Pedagógico, entre eles: Ensino, Pesquisa, Extensão, Núcleo de Práticas Jurídicas, Corpo Docente, Infra Estrutura, entre outros.

Assim, a Representação Discente propõe um cronograma de oito encontros, que terão como pauta a temática de pontos concretos da realidade dos estudantes. Para auxiliar o debate, e também dar um respaldo pedagógico sobre o conteúdo a ser tratado, foram selecionados textos de base de no máximo 30 páginas para cada encontro, disponíveis no CTC na pasta do Grupo Universidade Crítica.

O cronograma com as datas dos encontros, bem como os temas e textos, estão na tabela abaixo e podem sofrer eventuais alterações que serão previamente divulgadas pela Representação Discente por meio do Informe Eletrônico. Selecionamos uma bibliografia complementar que será disponibilizada em cada encontro para os interessados.

Vale frisar, por fim, que as reuniões terão um caráter informal, no intuito de dar voz a todos os presentes, para estabelecermos um diálogo efetivo e democrático. Contamos, assim, com a presença de todos os estudantes que queiram mudar o aprendizado jurídico na Faculdade de Direito para um ensino mais humano e sensível, e que visualizem que tal reforma acarretará numa melhora concreta para a toda a sociedade.

CRONOGRAMA

DATA
TEMA
ASSUNTOS
TEXTO APOIO
19/04
(QUINTA)
19h
ENCONTRO 1:

ENSINO
1.    Aula e crédito-aula/crédito-trabalho.
2.    Tempo do aluno em sala de aula.
3.    Possibilidade de especializar o curso.
4.    O Eixo de Formação Profissional.
5.    Métodos avaliativos.
1.       CUNHA, Maria Isabel da. Aula Universitária: Inovação e Pesquisa. In: LEITE, Denise B. C.; MOROSINI, Marília (Orgs.). Universidade Futurante, pp. 79 – 93.
2.       UNGER, Mangabeira. O Paradoxo do Ensino do DireitoO Impacto da Globalização; e O Ensino do Direito no Brasil. In: Uma nova faculdade de direito para o Brasil, pp. 2 – 10.
3.       ________. Estrutura das Aulas e do Ensino. In: Uma nova faculdade de direito para o Brasil, pp. 13 – 14.
25/04
(QUARTA)
11h
ENCONTRO 2:

EXTENSÃO
1.    Conceitos.
2.    Sobre a extensão popular.
3.    Entidades e suas atividades.
4.    Projetos de extensão.
1.       FREIRE, Paulo. A) Aproximação   semântica ao termo extensão. In: Extensão ou Comunicação, pp. 11 – 14.
2.       SANTOS, Boaventura de Sousa. 4.2. Extensão. In: Reforma da Universidade, pp. 53 – 54.
3.       _______. O reforço da responsabilidade social da universidade. In: Reforma da Universidade, p. 67 – 68.
4.       OLIVEIRA, André Macedo de. 4.2. Bacharelado em direito e extensão: A Universidade vai à Rua. In: Ensino Jurídico – Diálogo entre teoria e prática, pp. 114 – 120.
08/05
(TERÇA)
11h
ENCONTRO 3:

PESQUISA
1.    Grupos de pesquisa.
2.    Iniciação científica.
3.    Orientação.
4.    Tese de Láurea ou TCC?
1.       SANTOS, Boaventura de Sousa. 4.3. Pesquisa-acção. In: Reforma da Universidade, p. 55.
2.       ________. 4.4 Ecologia de Saberes. In: Reforma da Universidade, pp. 55 – 60.
3.       LICHA, Isabel. Mudanças no Sistema de Pesquisa das Universidades: Implicações para a América Latina. In: PAIVA, Vanilda; WARDE, Mirian Jorge. Dilemas do Ensino Superior na América Latina, pp. 43 – 57.
16/05
(QUARTA)
19h

ENCONTRO 4:

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS
1.    Estágio supervisionado.
2.    Atividades complementares.
3.    Projetos de extensão e pesquisa.
4.    Recebimento de verbas USP.
5.    Eixo de Formação Prática.
1.       UNGER, Mangabeira. O Currículo das Práticas do Direito. In: Uma nova faculdade de direito para o Brasil, pp. 21 – 22.
2.       CAMPILONGO, Celso Fernandes. Assistência Jurídica e Advocacia Popular - Serviços legais em São Bernardo do Campo, pp. 51 – 69.
23/05
(QUARTA)
11h
ENCONTRO 5:

CICLO BÁSICO
1.    Importância da interdisciplinaridade.
2.    Eixo de Formação Fundamental.
3.    Utilização da cidade universitária?
4.    Período integral.
5.    Modelos de outras unidades.
1.       UNGER, Mangabeira. Estrutura Básica do Curso. In: Uma nova faculdade de direito para o Brasil, pp. 11 – 13.
2.       ________. O Currículo do Direito Brasileiro. In: Uma nova faculdade de direito para o Brasil, pp. 14 – 20.
3.       MORTIMORES, Peter. Interdisciplinaridade na prática universitária. In: LEITE, Denise B. C.; MOROSINI, Marília (Orgs.). Universidade Futurante,   pp. 39 – 54.
29/05
(TERÇA)
11h
ENCONTRO 6:

PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
1.    Formas de viabilizar um ciclo básico em período integral.
2.    Cartilha das bolsas de permanência USP.
3.    Plano de Desenvolvimento Institucional e outros dados.
4.    Como aumentar as bolsas de permanência?
5.    Modelos de outras unidades integrais (POLI, FAU).
6.    Acesso e cotas de ingresso.
1.       PEREIRA, Thiago Ingrassia. Classes Populares no Ensino Superior Brasileiro. In: BENINCÁ, Dirceu (org.). Universidade e suas Fronteiras, pp. 65 – 86.
31/05
(QUINTA)
19h
ENCONTRO 7:

ESTRUTURAÇÃO DOCENTE
1.    O Núcleo Docente Estruturante.
2.    O Coordenador de Curso.
3.    Hierarquia dos departamentos.
4.    Funcionamento administrativo (Dossiê administração FDUSP).
5.    Importância da Avaliação de Ensino.
1.      MOROSINI, Marília Costa. Autonomia Acadêmica, Prática Pedagógica e Controle do Conhecimento. LEITE, Denise B. C.; MOROSINI, Marília (Orgs.). Universidade Futurante, pp. 95 – 123.
05/06
(TERÇA)
11h
ENCONTRO 8:

INSTALAÇÕES FÍSICAS
1.    Sobre o Pró-ED e outras verbas.
2.    Bibliotecas.
3.    Sala de múltiplo uso.
1.       CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da; CORTEZÃO, Ilda Giorgiani; GIL, Célia Regina Rodrigues. Planejamento Estratégico e Motivação para a Mudança na Gestão de uma Biblioteca Universitária. In: ALMEIDA, Marcio (org.). A Universidade Possível – Experiências de gestão universitária, pp. 154 – 172.