quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Carta de Agradecimento Eleições 2012


O Grupo Universidade Crítica vem por meio desta agradecer a todos e todas que votaram na eleição da gestão da Representação Discente da Faculdade de Direito da USP para o ano de 2012. Assim, está garantida a continuidade dos trabalhos constituídos no ano de 2011 e o desenvolvimento e aprimoramento dos novos projetos.

O Grupo Universidade Crítica tem ciência de que a conjuntura na qual se elegeu, em candidatura única, não traduz uma unanimidade. O dissenso é pressuposto para a democracia e o fato de não ter se manifestado nas cédulas não significa que ele não exista. O Grupo Universidade Crítica, uma vez mais, afirma sua posição de abertura plena ao diálogo no espaço da Faculdade de Direito de maneira a possibilitar que os mais diversos grupos de alunos tenham efetivamente voz.

O território da Representação Discente é politicamente fértil. Como representantes políticos ocupamos espaços nos colegiados diretivos da Faculdade de Direito, não sendo meros burocratas da instituição, mas alguns de seus agentes. Tanto o estatuto da Universidade de São Paulo, quanto o regimento interno da Faculdade de Direito, impõem uma estrutura deliberativa pouco representativa, fazendo com que as decisões fiquem restritas aos professores de maior titulação acadêmica, as quais podem não corresponder necessariamente a critérios pedagógicos ou mesmo de bom senso.

Em sua atuação, o Grupo Universidade Crítica se propõe a mudar a concepção meramente tecnicista da Representação Discente, que foi a preponderante nos últimos anos. Não se trata de um abandono do ferramental técnico-normativo e sim de uma tomada de consciência de que essas normas são um instrumento efetivo de mudança da Academia. Tal orientação para transformar é um compromisso da gestão.

Em 2012 será possível estabelecer um novo Projeto Político-Pedagógico (PPP) para a Faculdade de Direito, traçando novas diretrizes para o ensino jurídico na Universidade de São Paulo. Isso, no entanto, depende de todo o corpo discente que deve participar das discussões sobre o novo PPP para uma construção legítima e conjunta entre estudantes, funcionário e professores.

O Grupo Universidade Crítica, na gestão da Representação Discente, consolidará os esforços de então,com o horizonte de construir uma universidade pública mais democrática, crítica, sensível e popular.

Grupo Universidade Crítica

Nenhum comentário: